Home | O que fazer em Florianópolis: principais dicas

O que fazer em Florianópolis: principais dicas

Na hora de decidir o que fazer em Florianópolis, a capital de Santa Catarina, as pessoas costumam sempre ficar em dúvida. Afinal, são tantas atrações belíssimas, de beleza única e natural, que decidir um roteiro de viagem torna-se uma tarefa complexa. É pensando em você que criamos esse roteiro com dicas de Florianópolis! Aqui, você descobre os melhores passeios na Ilha da Magia, além de chegar bem preparado para essa viagem

O que saber antes de ir para Florianópolis? 

Florianópolis é uma ilha repleta de praias paradisíacas para você explorar e se apaixonar. É consenso, tanto entre moradores e turistas, que a cidade é uma das mais belas da região sul do Brasil. Dessa maneira, você pode esperar muito sal, mar, água cristalina e muita diversão!


Todavia, note que algumas praias são bem distantes uma das outras, o que requer uma logística especial para que você possa conhecer todas que deseja. Portanto, a primeira lição sobre Florianópolis é que a cidade é bem grande, sendo necessário cuidar da questão do transporte.

o que fazer em florianopolis praia da Daniela
Praia da Daniela, em Florianópolis

O ponto positivo é que existem linhas de ônibus que se dividem entre alguns terminais dentro da cidade, permitindo a baldeação pagando apenas uma passagem. Sendo assim, você consegue montar um bom roteiro com o que fazer em Florianópolis mesmo sem carro. 

Além disso, outros pontos que você precisa saber antes de ir para Florianópolis: a cidade costuma ser bem fria no inverno, com temperaturas próximas aos 15 graus. Logo, os melhores meses para visitar a cidade ficam justamente no verão e na primavera (entre outubro e março). 

Por fim, uma vez que Florianópolis é uma capital, o seu custo de vida é bem alto, mas nada diferente de outras grandes cidades como São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro. De fato, o que você mais gastará será com alimentação, sobretudo em restaurantes de comidas típicas, como é o caso dos frutos do mar. 

O que fazer em Florianópolis?

Florianópolis possui inúmeros pontos que agradam turistas e moradores, como mirantes, shoppings, passeios de barco, cachoeiras e museus ao ar livre. Sendo assim, você pode montar roteiros de viagem para Florianópolis com durações variadas, desde bate e voltas para conhecer uma praia, até roteiros mais longos de 1 semana ou mais. Então, inicialmente, vamos às principais dicas relacionadas às praias!

Quais as melhores praias de Florianópolis?

1 Praia de Jurerê
2 Praia do Campeche
3 Praia da Armação/Matadeiro
4 Praia Mole
5 Praia da Solidão
6 Praia da Daniela
7 Praia de Canasvieiras
8 Praia do Moçambique
9 Praia da Joaquina
10 Praia da Barra da Lagoa

O que não pode deixar de conhecer em Florianópolis?

Todo turista deve conhecer a Ilha do Campeche, que encanta a todos pela sua beleza natural. A água cristalina é apenas um dos seus principais encantos, contando ainda com vegetação preservada e trilhas escondidas.

Qual a praia mais vazia de Florianópolis?

A maioria das praias vazias de Florianópolis requer acesso por trilha. É o caso da Praia do Saquinho e da Lagoinha do Leste. A primeira é acessível por uma trilha no canto direito da praia da Solidão. Já a segunda tem caminhos que saem do Matadeiro e do Pântano do Sul.

Qual a praia mais procurada em Florianópolis?

As praias do norte são as mais procuradas em Florianópolis, como Canasvieiras, Jurerê e Ingleses.

Qual é o lugar mais bonito de Florianópolis?

É difícil citar apenas um, então vamos ficar com dois: Ilha do Campeche e Trilha da Lagoinha do Leste. A Ilha do Campeche tem a sua beleza natural, com águas cristalinas. Já a Trilha da Lagoinha do Leste conta com uma ampla vista da praia de mesmo nome, onde turistas captam fotos inacreditáveis!

melhores praias de Florianópolis
Praia de Jurerê, no norte de Florianópolis.

O que fazer em Florianópolis além das praias?

Florianópolis é uma capital que conta com trilhas e cachoeiras incríveis, sendo uma ótima alternativa para quem gosta de natureza, mas não é tão fã de praia. Além disso, a cidade ainda conta com diversos museus e passeios ao ar livre para você apreciar e, sobretudo, conhecer mais sobre a cultura e a história local.

Um lugar incrível, porém pouco conhecido, é o museu ao ar livre na praia do Santinho. Isso mesmo, um museu na praia! Além de contar com um cenário maravilhoso da praia, considerada uma das mais limpas da capital catarinense, você pode conhecer um pouco mais dos possíveis primeiros residentes da região.

A “trilha” cultural conta com diversas inscrições rupestres que contam histórias bem interessantes da ilha. As inscrições gravadas têm entre 1 mil e 4 mil anos, dá para acreditar?! Se você não sabe, as inscrições Rupestres são grafias marcadas em rochosas. É por isso que hoje esse local é conhecido como um museu aberto!

Você pode visitar o local gratuitamente, sendo de fácil acesso no meio das rochas no canto direito da praia do Santinho.

O que fazer em Florianópolis ao ar livre: conheça Santo Antônio de Lisboa

Se você gosta de passeios históricos, já pode colocar no seu roteiro o bairro Santo Antônio de Lisboa. Repleto de construções e edifícios típicos da cultura açoriana, a região é uma das mais importantes culturalmente falando em Florianópolis, principalmente por manter a tradição dos colonizadores dos Açores.

Na praça Roldão da Rocha Pires, principal do bairro, existe um monumento em homenagem à primeira rua calçada do Estado de Santa Catarina. A pedra com as inscrições também é uma homenagem à visita do Imperador D. Pedro II ao bairro em 1845. Reza a lenda que Dom Pedro sequer saiu de seu navio por conta da chuva, mas não há comprovações históricas em relação a esse momento.

o que fazer em Florianópolis ao ar livre
Praça Roldão da Rocha – Foto: Blog Aventure-se.

Por fim, você pode aproveitar a feirinha artesanal que acontece todos os finais de semana nesta praça. Além disso, caminhe pelo bairro para tirar fotos das casinhas delicadas e aproveite os restaurantes deliciosos na região, focados principalmente no preparo de frutos do mar.

O que fazer em Florianópolis ao ar livre: principais cachoeiras

Florianópolis tem uma beleza muito única. É comum os nativos e moradores da ilha dizerem que o local foi abençoado, uma vez que conta com tantas belezas de tirar o fôlego. Como dissemos, algumas pessoas se enganam ao achar que Florianópolis só tem praias: nada disso! As cachoeiras são pontos turísticos de se apaixonar e aqui decidimos separar algumas bem conhecidas.

Sendo assim, a cachoeira do Córrego Grande ou cachoeira do Poção é uma ótima opção de o que fazer em Florianópolis ao ar livre. Bem no centro da ilha, em um bairro que vem crescendo nos últimos anos, ela acaba se tornando um atrativo bastante visitado principalmente no verão. Ou seja, chegue cedo para conseguir tomar um banho de cachoeira mais tranquilamente.

o que fazer em Florianópolis ao ar livre cachoeiras
Cachoeira do Poção, no Córrego Grande.

Se você decidir ir de carro ao passeio ao ar livre em Florianópolis, existem estacionamentos improvisados alguns metros antes do início da trilha. Em relação ao trajeto em si, ele é super tranquilo, considerado de nível fácil. Mas é importante levar sapatos adequados, que não escorregam e muito, mas muito importante: repelente! São muitos mosquitos ao longo do caminho e é importante estar protegido para evitar transtornos.

Outro cuidado importante é reparar na previsão do tempo. Caso você decida ir em alguns dias após chuva constante, dobre a atenção durante o trajeto, já que o mesmo estará com muita lama e escorregadio. Às vezes, dependendo do volume da chuva, é melhor adiar o passeio.

Cachoeira da Solidão

A cachoeira da Solidão está localizada bem ao sul da ilha, em uma das últimas praias da região. Essa cachoeira é bem menor do que a do Córrego Grande, por exemplo, então costuma lotar ainda mais. A trilha também é considerada de nível fácil, portanto é possível fazê-la até mesmo com filhos. Mas note que é sempre necessário usar sapatos confortáveis e cuidar com a previsão do tempo.

O início da trilha é bem na ponta direita da praia da Solidão, sendo localizada por escrituras nas paredes e muros das casas do bairro. Não é difícil de se localizar e, caso você se perca, pode perguntar para os locais o caminho correto para a trilha. Depois de voltar para a praia, você pode aproveitar o restaurante na região e comer um delicioso açaí.

Por fim, outras cachoeiras famosas na ilha de Florianópolis são: Cachoeira da Costa da Lagoa, Cachoeira do Ribeirão da Ilha e a Cachoeira do Monte Verde.

Parque da Luz

O Parque da Luz está localizado bem no centro de Florianópolis, na cabeça da ponte Hercílio Luz, outro ponto turístico de Florianópolis super recomendado aos visitantes. No parque, você encontra muita área verde, famílias passeando com seus pets e filhos, além de praticantes de yoga e meditação. Ou seja, uma mistura gostosa para um delicioso domingo de descanso.

Na região também há bastante ambulantes e carrinhos de comida para você fazer um lanche no Parque da Luz. Depois de passear por ali, cruze a ponte Hercílio Luz e tenha uma vista incrível da Beira-Mar de Florianópolis. Se puder, assista o pôr do sol estando ainda na ponte! É uma vista de tirar o fôlego.

O que fazer em Florianópolis: passeio pela Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é uma das regiões mais famosas de Florianópolis, seja pela sua beleza, seja pela quantidade de atividades que você pode fazer ali. Caso esteja buscando um bom lugar para almoçar, a Lagoa conta com dezenas de restaurantes que servem os mais variados pratos. Mas, com certeza, o prato mais repetido no cardápio será a sequência de camarão, bastante tradicional na região.

Lagoa da Conceição em Florianópolis
Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Foto: Wikipedia.

Além disso, é possível praticar alguns esportes na beira da Lagoa ou até mesmo na água em si, como é o caso do stand up paddle e do pedalinho. Esse último é mais comum na alta temporada, mas ainda sim é possível encontrar serviços ao longo do ano.

Caso você queira saber o que fazer em Florianópolis à noite, a Lagoa da Conceição também é uma ótima opção. Afinal, são incontáveis barzinhos e restaurantes para ouvir uma boa música e degustar de porções tradicionais. 

Por fim, aos finais de semana o bairro também recebe uma feira de artesanato, que atrai turistas e moradores. Ali, você pode comprar uma lembrancinha para seus amigos ou familiares, bem como provar comidas típicas. Ou seja: a Lagoa é um passeio ideal para colocar no seu roteiro do que fazer em Florianópolis! 

Totem Sou Bem Floripa

imagem-sou-bem-floripa

Por fim, este não é bem uma escultura ou monumento antigo ou que representa o passado. Pelo contrário: ele representa o presente e o futuro.

Filosofia à parte, este Totem está distribuído por pontos turísticos de Florianópolis e está ali para representar a alegria de e satisfação de visitara a Ilha da Magia.

É com essa dica que chegamos ao fim do nosso post sobre o que fazer em Florianópolis ao ar livre! Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Vamos adorar ajudar na sua viagem à capital catarinense e oferecer a melhor hospedagem de Florianópolis.

    by
  • Paulo Teixeira Pavão

    Paulo Teixeira Pavão é natural de Porto Alegre / RS, apaixonado por esportes, praia e sua família. Frequenta a praia de Jurerê e Florianópolis desde 1975. Há mais de 30 anos trocou Porto Alegre e veio morar e trabalhar em Jurerê. Apaixonado por Jurerê e Florianópolis, é cliente e frequentador assíduo das principais atrações, comércios, restaurantes e experiências que a região oferece.

Deixe um comentário

ONDE ESTAMOS

Rua Jorge Cherem, 184 - Jurerê Florianópolis / SC
88053-620

Ir com Google Maps

Ir com Waze

ATENDIMENTO AO CLIENTE

+55 (48) 3282-5522

[email protected]

REDES SOCIAIS