Home | Mercado Público de Florianópolis – Sabores e história

Mercado Público de Florianópolis – Sabores e história

Visitar Florianópolis é passear por uma diversidade de sabores, cores e texturas. História, gastronomia, cultura, arquitetura estão distribuídos nos quatro cantos de Ilhas. Mas você pode encontrar tudo isso em um único lugar: o Mercado Público de Florianópolis.

Mais do que apenas um centro de compras de produtos e serviços, o Mercado Público teve papel fundamental no desenvolvimento cultural e econômico da capital catarinense.


Tombado como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Prepare seu carrinho de memórias, vamos passear pelo Mercado Público de Florianópolis.

Mercado Público de Florianópolis – História

Sua história começa antes ainda de sua construção arquitetônica.

Entre os séculos XVII e XIV os Ilhéus, antigos moradores e donos de barraquinhas, comercializavam suas mercadorias na beira da praia onde hoje está situada a Praça XV de novembro, na entrada na cidade.

Importante situar que a época aquela região era ainda praia, sendo aterrada como conhecemos hoje nos anos 70.

Como tudo começou

Embora a história se mostre romântica, a situação era insalubre mesmo para aquela época. Entre as barracas, mascates, oleiros, pescadores e colonos vendiam sua produção em condições precárias aos moradores incipientes da vila à beira mar.

Foi com a previsão de uma visita de Dom Pedro II, em 1845, que a história do mercado começa a ser construída.

Afim de não mostrar ao Imperador a situação do local, a iniciativa foi transferir os comerciantes para outro ponto com a promessa de um novo local, mais moderno e melhorado.

Local este que foi entregue em 1851, não onde se situa até hoje.

O Início

imagem-Mercado-Publico-FlorianopolisFoi em 1899 que a Ala Norte, do atual mercado, foi entregue aos comerciantes e à população. E com modernidades, como a iluminação á gás acetileno, uma novidade para a época.

Naquele tempo, os barcos chegavam até uma rampa ao seu lado e descarregavam suas mercadorias na Ala Sul, construída e entregue em 1931.

Esta nova Ala foi construída para abrigar os vendedores da concorrida Feira do Colono, que ficava na Ala Norte.

E a Ala Sul não ficou por menos em novidades:  em 1938 contava com os primeiros frigoríficos que podiam armazenas até 2 toneladas de alimentos. Vale lembrar que antes deste fato os alimentos frescos eram descartados com creolina se não vendidos até as 14h.

Com as duas alas completas, acompanhou todas as mudanças da cidade desde então, tornando-se mais do que útil para compras cotidianas.

É hoje o berço e a manutenção da cultura tradicional de Florianópolis.

O você vai encontrar no Mercado Público

Para quem mora no centro da cidade, as compras do Mercado Público são uma rotina diária e convencional. Para os turistas é um ponto obrigatório de visitação.

Vamos elencar aqui alguns motivos e lugares para você aproveitar ao máximo o Mercado Público de Florianópolis.

Peixes Frescos

Para moradores ou turistas, o melhor lugar da cidade para comprar peixes e frutos do mar é o Mercado Público.

Há uma variedade de peixarias no local ofertando diversos tipos de peixes, ostras, camarão, lula, polvo e outras delícias do fundo mar.

E o melhor, tudo muito fresco.

Artesanato e Souvenir

Sabe aquele lugar onde você encontra diversas lembranças da cidade para levar de presente para os mais próximos? Então, o Mercado Público é um desses lugares de Floripa.

São 5 lojas que oferecem lembrancinhas para levar de presente e também para você lembrar de sua visita à Florianópolis.

Gastronomia

Lá você também vai encontrar muitas opções de bares e restaurantes, alguns muitos tradicionais na cidade.

Selecionamos alguns para você conhecer:

Bar Vai quem Quer 

Porque este bar? Primeiro porque ele só vende bebidas catarinenses. Segundo lugar porque ele tem o Chopp IPA de Pitanga.   

Box 32

Um dos bares mais conhecidos da cidade, o Box 32 possui um prato bem tradicional, o pastel bem recheado de cultura e berbigão, claro. E não apenas, o pastel de camarão é uma delícia. Na dúvida, experimente os dois.

Trapiche do Bar

Visite o Trapiche do Bar e peça uma sequência de frutos do mar ou experimente uma de suas cachaças. Só cuide para escolher o motorista da rodada antes.

Tem música ao vivo, tem sotaque, tem o cheiro, tem o povo, tem história, tem arte, tem arquitetura…  tem o Mercado Público de Florianópolis.

Deixe um comentário

ONDE ESTAMOS

Rua Jorge Cherem, 184 - Jurerê Florianópolis / SC
88053-620

Ir com Google Maps

Ir com Waze

ATENDIMENTO AO CLIENTE

+55 (48) 3282-5522

[email protected]

REDES SOCIAIS